Harmony Clean Flat Responsive WordPress Blog Theme

ENCONTRO IMPREVISTO

segunda-feira, abril 06, 2015 José Arrabal 2 Comments Category :



A criação de uma personagem, além de promover lembranças, muitas vezes desencadeia surpresas. Não raro me espanto ao encontrar nas ruas da cidade alguém com fisionomia similar à de um tipo presente em minhas histórias.

De longe observo a pessoa sem me aproximar. No íntimo temo que a semelhança seja mais do que mera coincidência. Se comento o fato com escritores amigos, todos são unânimes em dizer que isso já aconteceu com eles.

Há muitos anos, quando jovem jornalista no Rio de Janeiro, ao entrevistar certa escritora de justo prestígio público, dela ouvi que suas personagens costumavam invadir o dia a dia da vida real circulando por praças e avenidas cariocas.

Afiançou que possuía provas concretas disso e sua revelação não pareceu ser uma simples invencionice dela para impressionar, pois se mostrava extremamente confiante no que segredava.    

Claro que não acreditei em sua estranha história. Tão somente escutei tudo calado, longe de exigir uma comprovação da insólita ocorrência.

Não nego que temia sua veracidade, certamente bastante distante de querer qualquer encontro pessoal, em ruela, bar ou livraria, com personagens de contos, novelas ou romances.

Decerto não desejo viver uma experiência do tipo, entretanto reconheço que já ocorreu comigo algo similar em ocasião surpreendente, o que sempre recordo um tanto assustado e não menos sobrecarregado de dúvidas com relação ao acontecido.   

O fato se deu quando, em fevereiro de 2009, levei a uma editora paulista os originais de meu livro “A Sociedade de Todos os Povos”.

(Vale antes esclarecer que esse romance é narrado por um jovem de 18 anos, moço recentemente aprovado no vestibular de Jornalismo, na Universidade de São Paulo, desejoso de tornar-se escritor de ficção, personagem chamado Filipe Esperanza Ortega, bisneto de espanhóis e neto de avós japoneses e judeus sefarditas.

Um dos intuitos da trama de sua história é mostrar que a sociedade brasileira resulta do entrelaçamento de vários povos, daí o título da obra.)

Chovia ao retornar da editora onde deixara os originais do romance para avaliação e possível publicação.

Caminhava protegido sob meu guarda-chuva, indo na direção do ponto de parada do ônibus que me levaria para casa.

No percurso passei por um estudante que se escondia da chuva sob o tapume de um prédio em construção.

O jovem, nada tímido, pediu-me carona em meu guarda-chuva até a guarita de ônibus mais próxima, justamente para onde eu seguia.

Concordei e fomos caminhando juntos.

Logo principiamos a conversar.

Ao perguntar seu nome, disse que se chamava Filipe, o que considerei normal.

Sem maior demora, contente e falante, também contou que fora aprovado no vestibular de Jornalismo, na USP, o que estranhei ao me inteirar dessa segunda coincidência com as características da principal personagem de meu livro.

Tal estranhamento acirrou-se bem mais, ao saber que esse Filipe era bisneto de espanhóis, apesar de seus olhos amendoados típicos de um descendente de orientais.

Fiquei por fim ainda mais incomodado quando o jovem me adiantou seu desejo de ser escritor.  

Surpreso e inquieto, preferi distanciar-me dessas estranhezas.

De imediato, deixei o tal Filipe no ponto de ônibus.

Às pressas, afastei-me e, na esquina da rua, deveras impressionado, não menos atormentado com o acontecido, peguei um táxi de volta para casa.

Hoje quero acreditar que apenas me aconteceu uma abusada coincidência do destino.

Pode ser que sim.

Ou será que não?

Sei que não mais encontrei esse Filipe.

Já o outro, o Filipe personagem de meu romance, está lá, nas páginas do livro “A Sociedade de Todos os Povos”, obra algum tempo depois publicada pela Editora Manole em bem cuidada edição.

Melhor assim.

E que assim seja.

Fraterno abraço

J. A.

2 comentários

  1. Alvíssaras, viva! Seja bem-vindo à blogosfera.
    Curioso que eu já tinha lido esses três saborosos textos com os quais você inaugura o blog, a respeito do que rodeia (termo impreciso meu) essa tarefa mágica de um escritor. Ou será que não li todos e acho que li, por tanto que já conversamos, sua visão de literatura já clara para mim a ponto de eu a entender e reconhecer como algo tão próximo?
    Mas com certeza li no mínimo dois deles, por último o que você conta da realidade da existência de personagens como o menino Filipe.
    Enfim, é com enorme prazer que agora fico à espera do que virá. Aguardo novos textos!
    Abraços grandes.

    ResponderExcluir
  2. Essa linha tênue que se traça entre a ficção é a realidade é mesmo um mistério.Um mistério delicioso e necessário. Delicioso porque brinca de esconde-esconde, necessário porque só a realidade não basta. E assim caminhamos com ele, o mistério. E a vida se torna uma aventura (de risco, é verdade) e fica mais interessante. Esperando novos textos.

    ResponderExcluir